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Projeto

BIO107 - Daltonismo: análise dos meios de inclusão para o distúrbio na atualidade

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BIO

Ciências Biológicas

Sub-categoria

Genética

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ícone Autoria Patrícia de Mello Alves , Nicolas Fioramonte Bertoldo
ícone Orientação Valéria Eleonora Cardoso de Souza, Michele Cristina Gonçalves de Lima
ícone Instituição E.E. Professora Maria de Lourdes França Silveira

Resumo

O presente artigo visa apresentar as ferramentas de inclusão para daltônicos apontando a necessidade de ampliação destas alternativas por meio de uma revisão bibliográfica. Dessa forma buscamos analisar, divulgar e implementar o uso de ferramentas de acessibilidade no ambiente escolar. O daltonismo é uma condição genética ligada ao cromossomo X que altera ou limita a percepção e a distinção de cores, ocorrendo predominantemente em indivíduos do sexo masculino. O diagnóstico é relativamente simples, podendo ser realizado em casa, na escola ou durante a consulta com o oftalmologista. Atualmente, o distúrbio não possui cura, porém, existem alternativas que auxiliam com a identificação das cores. Investigamos ao longo do estudo que o debate acerca do daltonismo é sucinto nas pautas de acessibilidade, principalmente se comparado à população daltônica, que se aproxima dos 350 milhões de pessoas no mundo todo. Nesse sentido, adaptamos uma sequência de atividades do caderno do 9° ano Currículo em Ação do Estado de São Paulo utilizando um código de identificação de cores. Esperamos contribuir para que ocorram ações que tragam adaptações aos daltônicos para além do meio acadêmico, demonstrando que já existem formas acessíveis, de baixo custo e eficazes na promoção da inclusão social.

Palavras-chave: Inclusão, Daltonismo, Divulgação

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