Cobre o conteúdo enquanto carrega
As votações estão encerradas. Confira os projetos mais populares.
Projeto

BIO113 - Herbário escolar e suas contribuições no ensino de botânica

Ícone
BIO

Ciências Biológicas

Sub-categoria

Botânica

ícone Autoria Sophia Alves Loureiro, Gabrielly Gomes Ochiro
ícone Orientação Leonardo Augusto Fernandez
ícone Instituição Colégio Interativa

Resumo

Para um bom aproveitamento do ensino de botânica nas escolas, se faz necessário o uso de ferramentas didáticas que valorizem o cotidiano e os conhecimentos prévios dos alunos sobre as plantas da sua região. Apesar de sua importância, ainda é tratada como desinteresse por alunos e professores. O ensino da botânica no Brasil apresenta-se ainda voltado para exposição didática dos conteúdos, o que vem a desmotivar e dificultar o aprendizado dos alunos. Na busca por metodologias alternativas que possam despertar o interesse e a participação dos alunos no processo de aprendizagem, o presente trabalho teve como objetivo tornar o estudo de botânica no Colégio Interativa mais atrativo e colaborativo ao propor a confecção de exsicatas e a produção de um herbário na escola. Na situação no mundo hoje há uma dificuldade para a participação na ideia dos alunos nas aulas, por isso a realização de um herbário virtual para estimular o estudo na situação atual. O estudo da botânica preza a forma prática, mas com o herbário haverá um desenvolvimento na área mesmo em pandemia. O herbário, é mais acessível, mas adaptar ferramentas fáceis que ajudam o aprendizado do aluno, também é um bom meio de estimular a prática de estudar a botânica em momentos como esse.

Palavras-chave: Botânica , Ensino , Herbário

Foto do projeto