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Projeto

BIO117 - Super Rastros - jogo didático inspirado nos animais silvestres da região rural de Santa Bárbara d´Oeste - SP

Ícone
BIO

Ciências Biológicas

Sub-categoria

Zoologia

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ícone Autoria Mariana Monaro, João Pedro Rodrigues Vintecinco, Dayane Paspardelli
ícone Orientação Érica Fátima Inácio
ícone Instituição Escola SESI-SP de Santa Bárbara d'Oeste (CE 099)

Resumo

O interior do Estado de São Paulo é conhecido como um dos principais produtores de cana-de-açúcar do Brasil. Hectares de plantações são distribuídos pelo território, que são áreas rurais, por onde percorrem diversas espécies de animais silvestres, que utilizam como corredores de passagem. O município de Santa Bárbara d’Oeste - SP, possui uma grande diversidade dessa fauna, desconhecida pela maioria da população. Visando a importância, e o interesse de se conhecer e aprender sobre os seres com os quais compartilhamos o mesmo território, uma alternativa dinâmica de se trabalhar para a construção desse conhecimento seria um jogo de cartas, baseado nas características dos animais que compõem a fauna silvestre avistada no município e demais elementos importantes relacionados a ela, como doenças que podem ser contraídas a partir do contato com algum vetor e ações do ser humano no ambiente. As cartas elaboradas em formato digital, contam com características relevantes sobre as espécies, além das pesquisas obtidas no projeto anterior, ao qual estamos dando continuidade, novas pesquisas mais aprofundadas com colaborações de diversas instituições foram realizadas para encontrarmos a melhor forma de estruturarmos essa didática para diversos públicos alvo, considerando a relevância de se aprender algo que é construído desde a fase do nosso desenvolvimento. Inicialmente em formato digital, o modelo das cartas foi elaborado e aprovado, seguindo para a fase de teste na instituição de ensino SESI 099 Santa Bárbara d’Oeste para obtenção do resultado final, esperando que o produto possa contribuir com a aprendizagem.

Palavras-chave: Área rural, Fauna silvestre, Aprendizagem lúdica.