Cobre o conteúdo enquanto carrega
As votações estão encerradas. Confira os projetos mais populares.
Projeto

BIO148 - Música e neurociência: como a música pode afetar nossa vida escolar?

Ícone
BIO

Ciências Biológicas

Sub-categoria

Fisiologia

ícone Autoria João Guilherme Tezoto Pontes, Isabela Melgarejo Vergani , Júlia Lara Diurno Franco
ícone Orientação Tatiana Kazue Silva
ícone Instituição Centro Educacional SESI 024

Resumo

Você já foi a uma escola de música ou concerto musical e reparou que, enquanto a melodia dos pianos e violinos soam, as pessoas estão extremamente focadas e centradas? A música, por incrível que pareça, é capaz de alterar nossas frequências cerebrais e nos tirar emoções e aflorar sentimentos que, normalmente, não conseguiríamos sem algum tipo de estímulo. Com isso em mente, elaboramos uma pesquisa e experimentos para comprovar nossa teoria de que a música deveria ser mais utilizada em ambientes escolares, a fim de maior foco e concentração dos alunos. A partir dos resultados de nossas pesquisas e vivências, obtivemos respostas positivas e comprovações, em nosso meio, sobre a relevância da música para a aprendizagem e compreensão dos fatores emocionais relacionados às melodias indicadas para chegar à frequência certa e necessária para um melhor rendimento, seja em casa, algum trabalho importante e/ou salas de aula. As músicas clássicas são o foco de nossa comprovação, tendo em vista que elas são capazes de nos levar a frequência certa de ondas cerebrais que precisamos para uma maior produtividade em lugares que requerem nossa atenção.

Palavras-chave: neurologia , aprendizagem, música ambiente