Ciências Biológicas
Biologia Geral
Resumo
Nos últimos tempos, temas como DNA, RNA, proteínas, genes, têm sido popularizados. Ainda assim, para muitos estudantes, a célula é tida como uma entidade abstrata e distante. Para tentar contornar essa questão, o docente deve buscar estratégias de aprendizagem diferenciadas e, nesse contexto, a utilização de charges tem sido comprovada como um excelente recurso. O objetivo desse projeto foi desenvolver charges para o ensino de biologia celular. Os objetivos específicos foram: definir temas prioritários a serem trabalhados nas charges a serem desenvolvidas; discutir criticamente a apresentação e a composição das charges a serem desenvolvidas. O projeto foi desenvolvido em duas etapas: 1) definição de conteúdos para o desenvolvimento das charges; 2) produção das charges pela equipe. Após discussão, optou-se por desenvolver e produzir charges nas temáticas, transporte através da membrana celular, divisão celular e o núcleo da célula, este último com foco em material genético. As charges foram desenvolvidas utilizando os aplicativos SketchBook, ibis Paint X e Paint Tool Sai 2, já a abordagem foi de cartum, caricatura e estilo realismo. Elementos como humor, ironia, linguagem verbal e não verbal foram utilizados na produção do material. Todas as charges desenvolvidas foram validadas por três professores de biologia externos ao CEFET-MG e por alunos do CEFET-MG. No total foram desenvolvidas seis charges, duas na temática transporte através da membrana com aprofundamento em difusão e osmose; duas na temática divisão celular com foco no DNA e cromossomos; duas na temática divisão celular e o núcleo, com foco em teoria celular e reprodução assexuada. As charges produzidas no presente estudo têm potencial para auxiliar e favorecer o ensino e aprendizagem de biologia celular. Além disso, elas possibilitam trabalhar os conteúdos de biologia celular através de uma prática não convencional, onde a criatividade e a interatividade desempenhem um papel central e transformador.
Palavras-chave: Charges, Ensino, Biologia