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Projeto

BIO098 - Charges para o ensino de biologia

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BIO

Ciências Biológicas

Sub-categoria

Biologia Geral

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ícone Autoria Jonatam Cordeiro da Silva Júnior, Ana Luiza Alves Resende, Matheus dos Santos Marques
ícone Orientação Tália Santana Machado de Assis

Resumo

Nos últimos tempos, temas como DNA, RNA, proteínas, genes, têm sido popularizados. Ainda assim, para muitos estudantes, a célula é tida como uma entidade abstrata e distante. Para tentar contornar essa questão, o docente deve buscar estratégias de aprendizagem diferenciadas e, nesse contexto, a utilização de charges tem sido comprovada como um excelente recurso. O objetivo desse projeto foi desenvolver charges para o ensino de biologia celular. Os objetivos específicos foram: definir temas prioritários a serem trabalhados nas charges a serem desenvolvidas; discutir criticamente a apresentação e a composição das charges a serem desenvolvidas. O projeto foi desenvolvido em duas etapas: 1) definição de conteúdos para o desenvolvimento das charges; 2) produção das charges pela equipe. Após discussão, optou-se por desenvolver e produzir charges nas temáticas, transporte através da membrana celular, divisão celular e o núcleo da célula, este último com foco em material genético. As charges foram desenvolvidas utilizando os aplicativos SketchBook, ibis Paint X e Paint Tool Sai 2, já a abordagem foi de cartum, caricatura e estilo realismo. Elementos como humor, ironia, linguagem verbal e não verbal foram utilizados na produção do material. Todas as charges desenvolvidas foram validadas por três professores de biologia externos ao CEFET-MG e por alunos do CEFET-MG. No total foram desenvolvidas seis charges, duas na temática transporte através da membrana com aprofundamento em difusão e osmose; duas na temática divisão celular com foco no DNA e cromossomos; duas na temática divisão celular e o núcleo, com foco em teoria celular e reprodução assexuada. As charges produzidas no presente estudo têm potencial para auxiliar e favorecer o ensino e aprendizagem de biologia celular. Além disso, elas possibilitam trabalhar os conteúdos de biologia celular através de uma prática não convencional, onde a criatividade e a interatividade desempenhem um papel central e transformador.

Palavras-chave: Charges, Ensino, Biologia