Engenharia
Eletrônica
Resumo
Nas olimpíadas de robótica, dentro da modalidade busca e resgate, a equipe deve desenvolver um robô que supere os desafios de forma autônoma. A competição é dividida em duas áreas, a área de percurso, onde o robô deve seguir uma linha preta e superar desafios tais como obstáculo e redutores, e a área de resgate onde deverá resgatar vítimas simuladas por bolinhas de isopor e colocá-las em um lugar seguro. No projeto anterior foi documentada uma metodologia capaz de realizar todos os desafios da área de percurso, porém não houve nenhum planejamento para a área de resgate, a fim de obter um robô que fosse capaz de superar qualquer desafio dessas competições foi desenvolvido esse trabalho, que tem como enfoque documentar uma proposta de execução para a área de resgate, visando a continuidade do projeto e agregação de material para o meio acadêmico. Para esse trabalho utilizou-se como base um robô da plataforma Zumo controlado por Arduino Mega, sensores lasers e uma garra modelada em softwares de modelagem 3D e impressa em uma impressora 3D. Os programas de controle do robô foram organizados em diagramas de blocos e implementados em linguagem de programação C++ na IDE Arduino. Como resultado obteve-se uma garra funcional, impressa com o filamento PLA, além de uma proposta de metodologia capaz de resolver os desafios da área de resgate com êxito.
Palavras-chave: Arduino, competições de robótica, documentar