Engenharia
Eletrônica
Resumo
Refletindo sobre a importância de se incluir as necessidades especiais dentro do contexto da política educacional e da política social, foi pensado na proposta de se criar um dispositivo para ajudar na locomoção de pessoas que têm deficiência visual. A função do protótipo é orientar o usuário com relação a obstáculos em sua trajetória retilínea, pois o mesmo irá emitir um sinal sonoro sempre que houver algo a uma distância de no máximo 50 centímetros para alertá-lo. Para isso, foi utilizado o conceito de robótica educacional, utilizando o microcontrolador Arduino e alguns componentes eletrônicos. Além de se trabalhar a inclusão como função social, que propõe e estimula aos alunos a ter empatia para se observar as dificuldades que uma pessoa que não enxerga possui, o projeto também aborda conteúdos de elétrica, eletrônica e programação. O grande desafio foi compreender o funcionamento dos passos de um algoritmo e entender as condições dentro da lógica de forma remota, porque isto requer prática. Mas através da plataforma TinkerCad, foi possível fazer com que os discentes praticassem o estudo do Arduino neste tempo de pandemia.
Palavras-chave: Robótica, Deficiente visual, Arduino