Engenharia
Eletrônica
Resumo
egundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 9,7 milhões de brasileiros são surdos, entre eles 1 milhão estão em idade escolar, tendo como principal forma de comunicação a língua brasileira de sinais (Libras), reconhecida por lei em 2002 como idioma oficial no Brasil. No entanto a minoria da população ouvinte tem conhecimento sobre a língua, uma estimativa aponta que haja cerca de 230 intérpretes capacitados em todo o país, ou seja, menos de dez por Estado. Notou-se, durante uma etapa de pesquisa realizada com 221 alunos do Colégio SESI Internacional de Curitiba, a necessidade de criar mecanismos que favorecessem a inclusão e a socialização de crianças surdas no âmbito escolar, pois 93% dos estudantes alegaram não ter conhecimento nenhum do idioma. Quando perguntado o motivo, 32% dos alunos afirmaram não ter interesse na língua e outros 33% alegaram falta de oportunidade de aprendizagem. Após o levantamento desses dados foi perceptível a ausência de meios que pudessem inserir a Libras nas escolas de forma atrativa ao público alvo. Considerando a função educacional que a tecnologia tem exercido e o alto consumo de conteúdo digital feito pelas crianças, desenvolvemos a ideia de um jogo para celular, do tipo plataforma e no estilo “corrida interminável”, com o objetivo de concluir desafios sobre a língua relacionados a situações cotidianas das crianças. O aplicativo está em etapa de desenvolvimento junto a profissionais da área e apresenta templates, animações acerca das funções e design do jogo e um protótipo inicial que permite interação. Dessa maneira, com a popularização da ferramenta e sua inserção nas escolas, há o aumento do alcance do idioma e como consequência uma maior inclusão e consciência sobre a importância da acessibilidade, tendo em vista o papel social que a escola desempenha.
Palavras-chave: Inclusão, Libras, Jogo digital