Engenharia
Mecânica
Resumo
O projeto em tela foi engendrado a partir da constatação de que o cenário nacional demanda dois elementos básicos, a saber: educação e desenvolvimento sustentável. A tese proposta ganha especial relevo quando comparada aos números preocupantes de baixa reciclagem dos resíduos sólidos produzidos no Brasil – área pouco explorada e com alta procura, não apenas em território nacional. No mesmo sentido, verifica-se que no ambiente escolar desponta a falta de interesse dos estudantes pela ciência. Contudo, o desinteresse não está fundado apenas na aptidão de cada aluno, mas sim na ausência de estímulos aos estudantes, o que resulta no fato de que apenas singelos 17% de graduados pertencem à área de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática) no país, segundo a pesquisa “Education at Glance”. Assim, propõe-se que esse padrão social seja combatido desde o período escolar, evidenciando a importância da vida acadêmica científica aos estudantes e as belezas ocultas que dela provém. Desse modo, a partir de experiências realizadas no campo astronômico/engenharia aeroespacial, o projeto foi concebido neste âmbito, tendo em vista a importância das observações de corpos celestes na formação de um jovem cientista. Logo, pretende-se oferecer a oportunidade de trazer novos estudantes a essa instigante área. Visa-se implantar o propósito como consequência da construção de telescópios de baixo custo, especialmente projetados para ambiente escolar a partir de componentes recicláveis do lixo eletrônico, haja vista as mazelas sociais e a inexperiência intelectual de docentes e discentes no uso de outros materiais. Assim, embora telescópios sejam popularmente conhecidos por serem artifícios de luxo, permanecerão assim por pouco tempo. Isto porque, a partir da sucata de eletrônicos é possível que mais pessoas tenham acesso à observações astronômicas caseiras, em especial, que mais colégios brasileiros possam enriquecer a vida da comunidade escolar como um todo.
Palavras-chave: Telescópio, Educação, Sustentabilidade