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Projeto

ENG485 - Mobílias escolares originadas de plásticos e alumínio reutilizados (MEOPAR)

Ícone
ENG

Engenharia

Sub-categoria

de Produção

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ícone Autoria Pedro Fideles Leão Xavier , Tiago Feitosa de Oliveira, Paulo Gabriel Mendes Vieira
ícone Orientação Andrea Silva Souza
ícone Instituição Escola SESI de Educação Básica Industrial Abelardo Lopes

Resumo

Dentro do ambiente escolar, a preservação e valorização do patrimônio material e coletivo é o ideal para o bom funcionamento daquilo que é proposto pela instituição, nesse caso, o processo de ensino e aprendizagem. Mas isso não é de fato o que ocorre na grande maioria desses lugares, tanto escolas públicas quanto da rede privada sofrem com a degradação e o alto custo de reposição de suas carteiras. Não apenas as instituições de ensino sofrem diretamente com esse problema, mas toda a região em que a mesma se situa, tendo em mente que o descarte dessas peças representa um aumento no percentual de resíduos, tanto de plástico quanto de outros componentes, acumulados no meio ambiente e que não recebem o tratamento adequado. Com o intuito de solucionar toda essa problemática e suas ramificações, bancas escolares feitas a partir de plástico e alumínio reciclados foram construídas. A proposta de solução está presente em todo o ciclo do problema, começando pelo destino final: o acúmulo de resíduos de plástico e alumínio. Esse material é remodelado por completo para a elaboração das carteiras escolares sustentáveis. Não existindo a necessidade de uma matéria-prima proveniente de uma fonte não renovável, como é o caso do plástico geralmente usado na construção dessa peça, o preço do produto final acaba reduzindo mais da metade do valor original, além de oferecer o mesmo conforto, resistência e não ameaçar o meio ambiente.

Palavras-chave: Sustentabilidade , Acessibilidade , Educação

Foto do projeto