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Projeto

EXA018 - Game para desenvolver a cognição e auxiliar no aprendizado de geometria para crianças com TDAH

Ícone
EXA

Ciências Exatas e da Terra

Sub-categoria

Ciência da Computação

Play
ícone Autoria Pedro Henrique Azevedo de Oliveira
ícone Orientação Marcia Cristina dos Reis, Fabricio Baptista
ícone Instituição IFPR - Campus Jacarezinho

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH ) é uma desordem neuropsicológica prevalente na população infantil, de modo que seus sintomas consistem em desatenção, hiperatividade e impulsividade, que, em conjunto, contribuem para que o indivíduo tenha um baixo desempenho escolar. Uma das formas de tratamento do déficit é o emprego do treinamento cognitivo, que consiste na utilização de atividades lúdicas que desenvolvam as funções executivas do indivíduo (memória do trabalho, controle inibitório e atenção). Nesse sentido, o presente projeto visa desenvolver um jogo voltado ao aprendizado de geometria para crianças com TDAH entre 6 e 8 anos, assim como verificar a eficiência do mesmo. O sistema foi desenvolvido de acordo com as etapas previstas no ciclo de vida da prototipação e seguindo as diretrizes da engenharia de software. Sendo assim, a coleta de dados foi realizada por meio de uma pesquisa exploratória (revisão bibliográfica e análise de sistemas existentes) e de uma pesquisa de campo (entrevistas e questionários). Na modelagem, foram elaborados os diagramas de casos de uso e de classes, pertencentes à UML, e o diagrama de entidades e relacionamentos. A construção do game alicerça-se na linguagem de programação PHP, na engine de jogo Construct 3, no SGBD MySQL e na ferramenta de desenho vetorial CorelDRAW. Por fim, serão realizados testes experimentais a fim de se comprovar, ou não, a hipótese de que o game auxilia no desenvolvimento cognitivo do público alvo, de modo que, para tal, será empregado um modelo estatístico denominado teste t pareado. Ademais, o processo de implementação apresenta como resultado cinco jogos que estimulam as funções executivas das crianças, assim como é munido das características e aborda os conteúdos identificados na coleta de dados. Tendo em vista o exposto, as atividades futuras consistem na realização de testes com o público alvo a fim de se verificar se o game cumpre os objetivos para os quais foi desenvolvido.

Palavras-chave: Cognição, Matemática, Ciência da Computação

Foto do projeto