Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
Resumo
Diante das dificuldades apresentadas pela maioria dos estudantes e comprovadas por meio de resultados em avaliações oficiais sobre a aprendizagem da matemática na educação básica, objetivou-se com este projeto continuar desenvolvendo um jogo de plataforma (2D), destinado aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. O referido projeto é uma continuação do projeto “Jogos 2D: A tecnologia integrada ao ensino da matemática”, iniciado em 2020. Assim, a essência do projeto era utilizar o jogo não somente como instrumento de entretenimento, mas incorporando no contexto educacional como um importante recurso didático. A pesquisa partiu de uma abordagem prática e de cunho quanti-qualitativa, classificada como tecnológica, exploratória e bibliográfica que, inicialmente, seria realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Caicó. No desenvolvimento do produto gerado pelo estudo tecnológico, foram utilizadas algumas técnicas/métodos de gerenciamento de projetos. Portanto, a ideia foi desenvolver um game que pudesse ser utilizado tanto no computador quanto na tecnologia Android. O enredo teve por base conceitos matemáticos, divididos em mundos (reinos matemáticos), a saber: números, álgebra, geometria e trigonometria. Em cada fase do jogo, o usuário teria que resolver problemas/desafios matemáticos, através de puzzles, enigmas, e situações problema relacionados aos conteúdos matemáticos referentes ao mundo matemático em foco. Para a construção e execução do game utilizou-se as seguintes tecnologias: Unity, Git, Github e os sistemas operacionais Android e Windows. Os resultados obtidos até o momento foram satisfatórios, tendo em vista que o projeto ainda se encontra em fase de desenvolvimento. Os objetivos foram alcançados, pois as atividades estão sendo executadas de acordo com o planejamento feito e espera-se concluí-lo dentro do prazo previsto.
Palavras-chave: Jogo de Plataforma, Matemática, Ensino