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Projeto

EXA031 - Jogo de plataforma 2D: As aventuras de Dandara – uma viagem pelo mundo matemático

Ícone
EXA

Ciências Exatas e da Terra

Sub-categoria

Ciência da Computação

Play
ícone Autoria Eduarda Mirelly Neves de Lima, Kaíque José de Souza Santos, Wanessa Nyedja Vale dos Santos
ícone Orientação Max Miller da Silveira, Joaildo Maia

Resumo

Diante das dificuldades apresentadas pela maioria dos estudantes e comprovadas por meio de resultados em avaliações oficiais sobre a aprendizagem da matemática na educação básica, objetivou-se com este projeto continuar desenvolvendo um jogo de plataforma (2D), destinado aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. O referido projeto é uma continuação do projeto “Jogos 2D: A tecnologia integrada ao ensino da matemática”, iniciado em 2020. Assim, a essência do projeto era utilizar o jogo não somente como instrumento de entretenimento, mas incorporando no contexto educacional como um importante recurso didático. A pesquisa partiu de uma abordagem prática e de cunho quanti-qualitativa, classificada como tecnológica, exploratória e bibliográfica que, inicialmente, seria realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Caicó. No desenvolvimento do produto gerado pelo estudo tecnológico, foram utilizadas algumas técnicas/métodos de gerenciamento de projetos. Portanto, a ideia foi desenvolver um game que pudesse ser utilizado tanto no computador quanto na tecnologia Android. O enredo teve por base conceitos matemáticos, divididos em mundos (reinos matemáticos), a saber: números, álgebra, geometria e trigonometria. Em cada fase do jogo, o usuário teria que resolver problemas/desafios matemáticos, através de puzzles, enigmas, e situações problema relacionados aos conteúdos matemáticos referentes ao mundo matemático em foco. Para a construção e execução do game utilizou-se as seguintes tecnologias: Unity, Git, Github e os sistemas operacionais Android e Windows. Os resultados obtidos até o momento foram satisfatórios, tendo em vista que o projeto ainda se encontra em fase de desenvolvimento. Os objetivos foram alcançados, pois as atividades estão sendo executadas de acordo com o planejamento feito e espera-se concluí-lo dentro do prazo previsto.

Palavras-chave: Jogo de Plataforma, Matemática, Ensino

Foto do projeto