Cobre o conteúdo enquanto carrega
As votações estão encerradas. Confira os projetos mais populares.
Projeto

EXA038 - A vida das estrelas

Ícone
EXA

Ciências Exatas e da Terra

Sub-categoria

Astronomia

Play
ícone Autoria Maria Clara Simões Lima, Kayllane Flores Queiroz
ícone Orientação Jacquecélia de Souza, Daniel May Nicolazzi
ícone Instituição E.E. 31 de Março

Resumo

A astronomia é uma porta de entrada para todas as ciências e, com os recursos digitais atuais, o docente que domina os conceitos e as ferramentas passa a ser um multiplicador desse conhecimento multidisciplinar. Com o tema “A vida das estrelas” temos o objetivo de despertar a curiosidade científica e estimular o pensamento crítico dos alunos, questionando suas preconcepções e colocando ao seu alcance recursos para explorar o céu que nos envolve. O projeto se divide em duas partes. Na parte I (teoria) desenvolveu-se uma sequência lógica de conceitos que passam pela escala de brilho das estrelas e a técnica de medição de distâncias para só então definir as suas propriedades intrínsecas. Preparado o terreno, usou-se animações para apresentar o diagrama HR - que mostra a evolução das estrelas - dando ênfase à trajetória do Sol. Na parte II (prática) o software público Stellarium é apresentado sob o novo olhar de que todas as estrelas têm vários estágios evolutivos e distâncias muito diferentes entre si. Como guia utilizamos as constelações de Touro e Escorpião, partindo da mitologia e relembrando os conceitos vistos anteriormente através das suas estrelas mais brilhantes. Os resultados são baseados em dois questionários aplicados antes e depois das aulas. Os dados mostram o sucesso do projeto: antes ninguém sabia responder qual a diferença entre astronomia e astrologia, depois 70% se disseram capazes de explicá-la; houve uma média de 28% de demonstração de conhecimento prévio e, ao final, 89% afirmaram ter compreendido bem os conceitos discutidos. Sobre a apreciação dos temas obteve-se uma distribuição mais homogênea, com predileção de 45% pelo nascimento e morte das estrelas (parte I) e 37% pelas constelações (parte II); 18% se interessaram especificamente pelo funcionamento do Sol, querendo saber mais sobre o que acontece quando a sua vida chega ao fim.

Palavras-chave: Ensino de Astronomia, Estrelas e Evolução Estelar, Software Stellarium

Foto do projeto