Ciências Exatas e da Terra
Física
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo desenvolver experimentos da área de física a serem utilizados como ferramenta de ensino e aprendizagem na educação básica. Diversos adjetivos são direcionados à disciplina de física, pois para muitos é abstrata, difícil, incompreensível, pouco atrativa, e vista como acessível apenas a cientistas ou a pessoas com desenvolvimento intelectual diferenciado. A disciplina de física é um dos motivos de desinteresse dos alunos, pois atrelam-se à teoria, ficam preocupados e presos a fórmulas, equações físicas, sem entendê-las, minimizando o valor de grandes descobertas e inventos que contribuíram para avanço tecnológico e científico da humanidade. Assim, percebeu-se a necessidade de trabalhar com atividades experimentais no ensino da física na educação básica. Os procedimentos metodológicos iniciaram a partir de um levantamento bibliográfico, coleta e seleção de experimentos acessíveis, com uso de materiais alternativos e de baixo custo para construção e realização dos testes e aplicação prática. A princípio foram construídos cinco experimentos e criado um cronograma de aplicação, mas, devido aos protocolos municipais da Covid-19, foi aplicado apenas a oficina bobina de Tesla para alunos do 3º ano fundamental da Escola Municipal Celes Ferreira Coutinho em Macapá-AP. Os resultados associados à proposta de ensinar física utilizando a bobina de Tesla foram satisfatórios, pois 49 alunos pela primeira vez passaram a conhecer de maneira lúdica sobre a bobina de Tesla, corrente alternada, e átomo, além terem acesso ao experimento, tocar e usufruir da mágica inventiva.
Palavras-chave: Experimentos , Educação básica , Ensino de Física