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Projeto

EXA049 - Gamificação na educação: ondulatória no Scratch

Ícone
EXA

Ciências Exatas e da Terra

Sub-categoria

Física

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ícone Autoria Jenniffer Oliveira Checchia, Gabriel Quinquim Zanelato Santana
ícone Orientação Robson Santos Gobbi, Eros Silva Spalla

Resumo

Desde o advento da internet e da revolução industrial que se desenvolveu a partir dela, a maneira de tratar o mundo mudou e ainda está mudando. Essas modificações se estendem desde a forma como as indústrias operam e organizam-se até ao profissional que deve existir para lidar com elas. Mas não para por aí, a maneira de se adquirir e usar o conhecimento também sofreu transformações naturais para acompanhar e impulsionar esses processos, todavia isso acaba, por vezes, não ocorrendo com a mesma velocidade nas instituições de ensino, o que acaba causando uma diferença entre a maneira como aprende-se fora da escola e dentro dela. O objetivo do trabalho foi utilizar o Scratch como ferramenta transformadora e atuante no engajamento dos estudantes na disciplina de física a partir do uso da gamificação. A partir da análise de artigos, cursos online e produções de modelos diversos, chegou-se ao projeto final: um protótipo no Scratch identificado como “Questionário interativo”, no qual, através de uma série de questões, os usuários podem testar seus conhecimentos sobre ondulatória, bem como aprender mais a respeito. Após iniciar, o estudante deve inserir seu nome (ou um apelido de sua escolha) para que possa conferir sua pontuação ao fim da rodada, em seguida, escolhe-se o avatar com o qual deseja interagir no decorrer dos níveis. Composto por perguntas objetivas e gamificadas, o utente deve escolher entre as opções para assinalar a que considerar correta, e, independentemente de escolher corretamente ou não, recebe-se um reforço positivo; em caso de ter-se acertado, há uma parabenização, e caso tenha-se errado, há um incentivo para seguir adiante ou revisar a matéria. O usuário, sempre que erra, tem a sua disposição, dois resumos para ajudá-lo a absorver melhor o conteúdo. Ao fim da partida, como citado, é possível comparar a pontuação obtida com a de jogadores anteriores através do ranking.

Palavras-chave: Gamificação, Scratch, Ensino de Física

Foto do projeto