Cobre o conteúdo enquanto carrega
As votações estão encerradas. Confira os projetos mais populares.
Projeto

EXA005 - Análise de metodologias ativas de ensino como recurso educacional para indivíduos com dificuldade em matemática

Ícone
EXA

Ciências Exatas e da Terra

Sub-categoria

Matemática

ícone Autoria Lucia Helena Santos da Silva, Maria Isabel Sales Lima, Lisandra Souza Cunha
ícone Orientação Maria Beatriz Sales Lima, Renan Carlos Souza Cunha
ícone Instituição IFMT - Campus Bela Vista

Resumo

A matemática está presente em todos os momentos de desenvolvimento dos indivíduos, seja em vestibulares e avaliações escolares, seja em atividades cotidianas, como trocas monetárias. Contudo, observa-se a baixa taxa de aprendizado da disciplina no sistema educacional brasileiro, já que, segundo o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, 68,1% dos jovens brasileiros com 15 anos de idade não sabem a matemática considerada mínima para exercer o seu papel como cidadão de maneira plena em sociedade. Para a atenuação deste problema, por intermédio de pesquisas bibliográficas foram analisadas e propostas as seguintes metodologias: gamificação, sala de aula invertida, etnomatemática, ludopedagogia, metodologia de projetos e metodologia voltada à inclusão, a fim de aumentar a eficiência na aplicação da disciplina. Além disso, foi realizada uma pesquisa com trinta estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, com o objetivo de coletar dados da opinião do público discente acerca das metodologias ativas. O formulário aplicado consistia de questões objetivas e subjetivas sobre o ensino de matemática nas escolas, a opinião de estudantes sobre a disciplina, dificuldades em conteúdos, conhecimentos sobre métodos alternativos de ensino e o parecer quanto à eficiência das metodologias trabalhadas. Os estudantes afirmaram acreditar que o ensino atual de matemática não conta com a participação significativa do aluno, enquanto 96,7% desses estudantes afirmaram, também, que a falta de metodologias ativas em matemática contribui para a insuficiência do aprendizado no término do ensino médio. Sendo assim, devido aos resultados positivos em relação a possível eficiência das metodologias ativas, ao colocarem o aluno como protagonista da sua aprendizagem, elas representam uma solução plausível a esse quadro.

Palavras-chave: Inclusão, Aprendizagem, Matemática