Ciências Exatas e da Terra
Matemática
Resumo
O trabalho faz parte do Projeto de Iniciação Científica da Escola Educação Criativa. Ele foi desenvolvido pelo grupo de estudantes supracitado após pesquisa e entendimento que a matemática financeira é pouco ensinada pelas escolas do país, e, como consequência dessa ineficiência, há milhares de pessoas endividadas no Brasil. Dessa forma, como objetivos do trabalho, se destacam: promover o aprendizado financeiro usando uma metodologia dinâmica e interativa, apresentar ferramentas e opções que auxiliem as pessoas a tomarem decisões envolvendo suas vidas financeiras e construir conhecimento acerca dos juros cobrados nos diversos empréstimos financeiros, no cartão de crédito e no cheque especial. Foi escolhida pelo grupo a metodologia ativa por meio da passagem por estações (a aplicação adaptou o recurso de rotação por estações) como a melhor metodologia para tratar do assunto. Em seguida, o grupo produziu um site no "Google Sites" dividido em estações de aprendizagem, nas quais os internautas poderiam usar uma calculadora de juros, ver vídeos, produzir artes e debater sobre o assunto com o auxílio de professores. Na aplicação do projeto, o grupo de estudantes se transformou em professores, e conduziu duas turmas, com um total de 46 funcionários da EE Criativa. A qualidade do trabalho e o aprendizado dos participantes foram avaliados por meio de questionários do "Google Forms" e expressos como resultado do projeto. Os resultados mostraram-se satisfatórios, pois entre os participantes: 91,3% relataram a eficácia da metodologia utilizada; 100% consideraram o tema escolhido relevante; 95,7% avaliaram seu aprendizado com nota acima de 8, em uma escala de 0 a 10. Além disso, os grupos concluíram as atividades sobre problemas financeiros reais e suas melhores soluções de maneira satisfatória. Conclui-se, portanto, que o projeto foi organizado e executado de maneira condizente às expectativas e aos objetivos propostos no início de sua preparação.
Palavras-chave: Matemática Financeira, Metodologia Ativa, Educação