Ciências Humanas
Sociologia
Resumo
A escola é o local ideal para promover o princípio de proteção aos direitos da criança e adolescente e assume relevância no combate e prevenção do assédio sexual no ambiente escolar. O caráter em constante construção da escola pelos atores sociais encontrou uma janela de oportunidade à transformação da cultura escolar em seu cotidiano, conscientização da comunidade escolar sobre as leis de proteção contra o assédio sexual e na promoção de um ambiente escolar sem violência, baseado na justiça, igualdade e dignidade. Desta forma, o projeto de pesquisa “Ouça nossa voz: nós não estamos sozinhas” surge de ruídos presentes entre os estudantes de questões específicas sobre assédio sexual, causador de um mal-estar no ambiente escolar e na necessidade de empoderamento das mulheres adolescentes e jovens presentes na escola na transformação da escola em um local seguro e de respeito aos seus direitos. Realizamos várias discussões, iniciamos um processo de compreensão do lugar de fala das mulheres na escola, o entendimento dos processos da denúncia e realizados pela gestão escolar no seu entendimento jurídico do papel do Estado e necessidade urgente de uma campanha de conscientização sobre o assédio sexual na escola. Realizamos, por meio de cartazes uma campanha de sensibilização sobre o assédio sexual que incomodou e trouxe discussões necessárias ao enfrentamento por todos os atores sociais dessa questão que geralmente é relegada a um segundo plano e reproduz a desigualdade social e a injustiça que as vítimas de assédio sofrem na sociedade. A campanha executada de sensibilização sobre o assédio sexual resultou em uma pesquisa com os estudantes à compreensão sobre seus valores, conhecimentos, atitudes e comportamentos em relação aos direitos das mulheres e o assédio sexual na escola. A pesquisa promove uma discussão coletiva para apontar ações de combate e de prevenção ao assédio sexual no ambiente escolar.
Palavras-chave: Assédio sexual, Prevenção, Educação