Cobre o conteúdo enquanto carrega
As votações estão encerradas. Confira os projetos mais populares.
Projeto

HUM327 - A percepção dos alunos do ensino médio sobre poder disciplinar e biopoder na pandemia da Covid-19

Ícone
HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Sociologia

ícone Autoria Giovanna Estevam da Silva
ícone Orientação Rosiana ibiapina, Silvana Orsano dos Santos
ícone Instituição Unidade Escolar Patronato N.Sra. de Lourdes

Resumo

Os anos de 2020/2021 foi e está sendo marcado pela pandemia da Covid-19, que ocasionou pânico e medo, além de um longo período com paralisação das atividades em vários segmentos. A paralisação dessas atividades e distanciamento social foram tomadas como medidas preventivas contra a disseminação do vírus Sars-CoV-2. Para combater a situação, leis, decretos, resoluções, portarias entre outros normativos de regulamentação e controle foram elaborados para embasar as tomadas de decisões por parte dos agentes públicos. Esta pesquisa se justifica, porque ao olharmos para sociedade no contexto atual percebe-se o poder mediado em várias situações e definir os conceitos de poder disciplinar e biopoder proporcionará maiores compreensões e conhecimentos acerca das ações impostas na sociedade como estratégias para combater a pandemia da Covid-19. A pesquisa é de cunho qualitativa e para obtenção dos objetivos realizou-se um levantamento bibliográfico e aplicação de um questionário ‘on-line’ com quinze estudantes matriculados no ensino médio na Unidade Escolar Patronato Nossa Senhora de Lourdes para analisar a percepção dos mesmos a respeito dos conceitos estudados e as ações práticas desempenhadas no contexto social em tempo de pandemia. Os resultados constataram que parte dos estudantes acreditam saber conceituar poder disciplinar e biopoder, percebem que estão sob ações desses poderes, mas sentem dificuldades em alinhar estes conceitos às ações do cotidiano atual, como especificado: 93% sabem conceituar poder disciplinar e 87% biopoder,73% sentem-se coagidos, 87% sentem-se controlados, 67% sentem-se presos. Sobre a percepção das ações: isolamento social, uso obrigatório de máscaras, vacinação, passaporte sanitário, aplicativos e monitoramento e controle contra Covid-19, lockdown, 100% dos estudantes não relacionaram corretamente as ações/conceito de poder disciplinar, 33% realizaram a correspondência correta sobre ação/conceito de biopoder.

Palavras-chave: Poder disciplinar, biopoder, pandemia

Foto do projeto