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Projeto

HUM329 - Questão social em perspectiva: trajetórias no acesso ao ensino superior no município de Atibaia - SP

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HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Sociologia

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ícone Autoria Vinicius Augusto Gomes Silva, Blenda Luiza Oliveira Lima , Giovana Alves Pereira
ícone Orientação Thiago Lima Moreira
ícone Instituição Colégio FAAT

Resumo

Esta pesquisa pretende avaliar o acesso ao ensino, em especial ao ensino superior privado, de diferentes grupos sociais, predominantemente a partir da clássica (porém questionável) divisão "brancos" e "negros/pardos". A região do município de Atibaia, embora esteja localizada entre três grandes cidades do estado de São Paulo, a saber, São Paulo, São José dos Campos e Campinas, não possui nenhum campus de universidade pública em seu território. Além disso, é possível observar algumas características que apontam para um modelo de tradição com aspectos mais relacionados ao ambiente social coletivo do chamado "interior" do que o oposto deste, conhecido como "pensamento da metrópole". A junção desses dois aspectos cria no município um composto social que conta com uma faixa da população que utiliza a cidade como uma "cidade-dormitório" e trabalha, estuda (nível superior) e tem sua rotina profissional e estudantil focada na cidade grande; e um segundo grupo que tem origem no município e se utiliza de um modelo de vida social mais aproximado de uma realidade de um município de aproximadamente 150 mil habitantes. Assim, nesse contexto surgem alternativas/ofertas de ensino superior para esse segundo grupo. Alternativas estas com características específicas. A esse segundo grupo, se debruça a pesquisa. Compreendendo que este processo está intimamente relacionado com a história do país e mais precisamente com a história local do município de Atibaia, busca-se analisar as possíveis relações entre o espaço social, mais especificamente os bairros do município, e a formação de público-alvo para determinados cursos superiores em instituições privadas da região; e sua relação com as questões socioeconômicas, étnico-raciais e de gênero. Para medir/aferir os impactos no acesso ao ensino superior far-se-á uso de dados históricos nacionais (IBGE) e locais, por meio de levantamento de documentação em registros e livros de instituições locais como Igrejas e bibliotecas.

Palavras-chave: Educação, Desigualdade, Conflito Social