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Projeto

HUM345 - Estudo comparativo dos desenvolvimentos sociais e econômicos indígenas nas tribos dos Kaingang (Farroupilha) e Caingangues (Erechim), entre os anos de 1930 a 2020

Ícone
HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

História

ícone Autoria Manuela Teles da Roza, Laura Elizama Silveira Calgaro, Gabriela Priscila da Silva
ícone Orientação Deise Angélica Pasquali, Beatriz Catharina Messinger Bassotto

Resumo

As tribos estudadas no presente artigo, localizadas nas cidades rio-grandenses de Erechim e Farroupilha, são de origem Kaingangue, grupo esse, descendente do tronco linguístico Macro-Jê e cuja presença no sul do país é registrada há cerca de dois séculos. Contudo, elas apresentam inúmeras diferenças sendo estas, políticas, econômicas, religiosas, educacionais e sociais, provenientes da interferência biológica, tecnológica ou do local de habitação em que se encontram. A tribo erechinense, graças ao Programa de Inserção e Permanência Indígena, idealizado pelo Universidade Federal da Fronteira Sul, apresenta maior índice de escolaridade quando se trata de ensino superior, enquanto, na tribo farroupilhense, excepcionais (se não nulos), são os casos de indígenas graduados. Economicamente, ambas as tribos utilizam da agricultura de subsistência e do artesanato para garantir seu sustento. Hábitos, modo de viver e culturas, em geral, são as principais variantes das tribos. Como métodos tecnológicos, foram efetuadas pesquisas bibliográficas, entrevistas e questionários virtuais, objetivando conhecer os povos econômica, educacional e socialmente. Como resultados, notou-se que Erechim, economicamente voltada à produção agrícola e fabril, caracteriza-se pela escolarização e socialização de indígenas mais acentuados, e Farroupilha, cidade economicamente voltada ao setor industrial, especificamente têxtil, caracteriza-se por maior desenvolvimento econômico dos nativos. De fato, a tribo erechinense é reconhecida pela presença de indígenas na graduação. Social e economicamente, as tribos estagnaram no tempo. Com isso, a hipótese que afirmava a positividade da inserção destes povos na sociedade foi refutada. Percebeu-se a existência de muitos projetos que buscam a interação da população indígena com a não-indígena, contudo grande maioria resulta na sua aculturação, levando as pesquisadoras a concluir que nenhum dos processos sofridos pelas tribos foi benéfico para sua preservação.

Palavras-chave: Kaingangues, Socioeconômico, Farroupilha

Foto do projeto