Cobre o conteúdo enquanto carrega
As votações estão encerradas. Confira os projetos mais populares.
Projeto

HUM347 - Hystor – aplicativo pedagógico do ensino interativo de história para pré-vestibulandos

Ícone
HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

História

Play
ícone Autoria Edson Fernando dos Santos Sobrinho
ícone Orientação Gabriel Ignácio Garcia, Francislene Sabaini Ramos Salmen
ícone Instituição Escola Estadual Monteiro Lobato

Resumo

A aventura humana ao longo das eras é emocionante! Além de instigar a curiosidade e dar asas à imaginação, o estudo da trajetória humana permite aos homens e mulheres melhor entender seu lugar no tempo e no espaço, bem como, lidar com os desafios do presente. Dispondo dos registros históricos, podemos sondar como nossos ancestrais viviam, o que sentiam, que divindades cultuavam, quais heranças nos deixaram, etc. Tendo em vista a importância da história na formação de cidadãos críticos e reflexivos e a necessidade de adaptar esses conhecimentos à linguagem dos “nativos digitais”, tornando o processo de ensino aprendizagem mais interativo e atraente, desenvolvemos o Hystor: aplicativo pedagógico do ensino interativo de história para pré-vestibulandos. O público alvo desse projeto são os estudantes que estão se preparando para os exames do ENEM e para os vestibulares. Desenvolvido na plataforma MIT App Inventor, uma linguagem de código aberto mantida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), o App é dividido em eixos temáticos (“Egito Antigo”, “Segunda Guerra Mundial”, “Ditadura cívico-militar”, entre outros), com dez perguntas em cada um deles. Em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contém curiosidades, biografias, jogos, hiperlinks de espaços virtuais, e sugestões de documentários e filmes relevantes sobre cada recorte histórico. A avaliação do aplicativo com um grupo restrito de usuários possibilitou identificar lacunas e efetuar melhorias no aplicativo. Essa experiência também demonstrou que quando o Hystor tem seus benefícios potencializados quando usado sob a supervisão de um professor. Portanto, movido pelo entendimento de que o conhecimento histórico pode abrir horizontes de transformação na sociedade, considera-se que o projeto pode ser um grande reforço nos planos de estudos dos vestibulandos.

Palavras-chave: História, Mídias digitais, Pré-Vestibulandos

Foto do projeto