Ciências Humanas
Geografia
Resumo
O estudo das cidades, com ênfase no planejamento urbano e seus instrumentos, pode favorecer o desenvolvimento de práticas pedagógicas contextualizadas e significativas para os alunos, favorecendo sua formação cidadã e contribuindo para a democratização do espaço urbano. Assim, é importante facilitar a compreensão dos instrumentos de planejamento municipal pela população, estimulando a participação social nas políticas públicas voltadas ao planejamento urbano. Nesse sentido, o presente projeto busca avançar na temática abordada no projeto desenvolvido pelos autores no ano de 2020, intitulado "O planejamento urbano na visão de alunos do ensino médio: contribuições para uma formação cidadã". Através desse projeto foi possível constatar que os alunos do CEFET-MG poderiam conhecer mais profundamente a temática do planejamento urbano e seus instrumentos. Tendo em vista a importância do entendimento de mecanismos como o plano diretor e a necessidade de participação popular nos processos que criam e monitoram os instrumentos do planejamento urbano, a falta de conhecimento dos alunos com relação a essa temática prejudica o funcionamento do próprio instrumento, uma vez que para ele ser efetivo é necessária ampla participação social na sua concepção e monitoramento, e prejudica, potencialmente, toda a sociedade. Portanto, o presente projeto tem como objetivo analisar o novo Plano Diretor de Belo Horizonte (lei municipal nº 11.181/2019) e elaborar uma cartilha didática com as informações mais relevantes para os alunos do ensino médio e para a população em geral, buscando facilitar e tornar acessíveis os conceitos presentes no plano diretor.
Palavras-chave: Planejamento Urbano, Plano Diretor, Cartilha Didática