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Projeto

HUM361 - Ética e família: desenvolvimento moral de adolescentes que foram expostos a conflitos interparentais

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HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Psicologia

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ícone Autoria Mariana de Moraes Sarmento Silva
ícone Orientação Ian Bernardes Bastos
ícone Instituição Colégio Dante Alighieri

Resumo

A experiência familiar de um jovem altera significativamente seu desenvolvimento, por isso este projeto de pesquisa os relaciona com os conflitos interparentais. Será que os adolescentes poderiam obter um crescimento moral e atingir um comportamento majoritariamente ético, se expostos aos conflitos interparentais? É plausível acreditar que sim, visto que há pesquisas que abordam os conceitos de crescimento pós-traumático e de coping indicando a possibilidade de se obter crescimento desenvolvimental após eventos vistos como negativos e estressantes (BUSNELLO et al, 2009; CALHOURN et al., 2000). Através de um questionário subdividido em três partes (análise de perfil, do comportamento ético e de possíveis conflitos interparentais) pretendeu-se esclarecer quais fatores e circunstâncias de risco e de proteção estavam correlacionados com os comportamentos heterônomos e autônomos. O resultado demonstra que a hipótese da pesquisa foi confirmada, tendo em vista que são situações específicas dos conflitos interparentais e do perfil que apresentaram correlação com o crescimento ético. Foi visto na coleta de dados que existe uma correlação direta entre ser uma adolescente mulher e possuir um comportamento predominantemente ético. Na análise qualitativa discute-se os dados também associando o desenvolvimento ético das adolescentes mulheres com a questão da socialização feminina. Temos como conclusão de que ser uma adolescente mulher é um fator de proteção, e, além disso, o adolescente que tem uma maior infraestrutura socioemocional e acadêmica, característica por vezes associada a outras variáveis e por vezes isolada, também tem seu comportamento ético impulsionado. Também foi visto na conclusão que sentir culpa pelos conflitos dos pais e não se sentir capaz de intervir nas brigas caracterizam circunstâncias e fatores de risco, os quais não impulsionariam o comportamento ético e poderiam até prejudicá-lo.

Palavras-chave: Desenvolvimento Moral, Conflitos Interparentais, Crescimento Ético

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