Ciências Humanas
Psicologia
Resumo
Muitos autores afirmam que a ansiedade pode estar mascarada atrás de emoções parecidas. Aplicando o formulário inicial de pesquisa digital aos alunos do ensino médio da escola E.E. Dr Cesário Coimbra obtivemos dados que apontaram que 69,5% dos alunos que responderam, assumiram possuir ansiedade no dia a dia, 21,4% não tiveram certeza na hora de responder, enquanto somente 9,1% afirmaram não possuir problemas de ansiedade. Na mesma pesquisa, 97,3% disseram que gostariam de trabalhar esse tema. Com isso, elaboramos uma intervenção pedagógica realizada com o intuito de prestar informações sobre o que é ansiedade, quais os tipos delas, apresentar os sintomas, alguns distúrbios gerados a partir dela, assim como também repassar algumas técnicas que auxiliam em momentos assim, tudo isso com o objetivo de proporcionar mais segurança para os estudantes resolverem tais situações, adicionamos juntamente com a intervenção um jogo de palavras (nuvem de ideias), tais palavras chaves que desencadearam sentimentos recorrente da ansiedade, para em seguida, dar algumas orientações de como enfrentar aquilo. E, ao final, foi aplicado um outro questionário que serviu para vermos se as ações realizadas nesta intervenção foram válidas, se ajudaram os alunos que participaram e se consequentemente os deixaram mais seguros e preparados para enfrentar esses momentos difíceis. Tivemos a revisão e aprovação, dessa proposta de intervenção, feita por uma professora e alunos de psicologia da universidade Uniararas-FHO. Ao final da intervenção foi notado que determinadas palavras adicionadas ao jogo, destacaram sentimentos que geraram ansiedade nos alunos. Com as orientações dadas, 90% dos alunos se sentem mais preparados e seguros para lidar em seus momentos ansiosos. Em soma, 91% dos tais participantes acharam totalmente úteis e benéficas as técnicas apresentadas.
Palavras-chave: Ansiedade, Cobranças, Escolhas