Cobre o conteúdo enquanto carrega
As votações estão encerradas. Confira os projetos mais populares.
Projeto

HUM363 - Um estudo sobre a ansiedade entre os estudantes do ensino médio da E.E. Dr. Cesário Coimbra

Ícone
HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Psicologia

Play
ícone Autoria Alicia Vitória de Camargo Silva, Marina Coelho, Cyndi Eduarda de Carvalho
ícone Orientação Henrique Rebellato Neto, Janaina Aparecida Canassa
ícone Instituição E.E. Dr. Cesário Coimbra

Resumo

Muitos autores afirmam que a ansiedade pode estar mascarada atrás de emoções parecidas. Aplicando o formulário inicial de pesquisa digital aos alunos do ensino médio da escola E.E. Dr Cesário Coimbra obtivemos dados que apontaram que 69,5% dos alunos que responderam, assumiram possuir ansiedade no dia a dia, 21,4% não tiveram certeza na hora de responder, enquanto somente 9,1% afirmaram não possuir problemas de ansiedade. Na mesma pesquisa, 97,3% disseram que gostariam de trabalhar esse tema. Com isso, elaboramos uma intervenção pedagógica realizada com o intuito de prestar informações sobre o que é ansiedade, quais os tipos delas, apresentar os sintomas, alguns distúrbios gerados a partir dela, assim como também repassar algumas técnicas que auxiliam em momentos assim, tudo isso com o objetivo de proporcionar mais segurança para os estudantes resolverem tais situações, adicionamos juntamente com a intervenção um jogo de palavras (nuvem de ideias), tais palavras chaves que desencadearam sentimentos recorrente da ansiedade, para em seguida, dar algumas orientações de como enfrentar aquilo. E, ao final, foi aplicado um outro questionário que serviu para vermos se as ações realizadas nesta intervenção foram válidas, se ajudaram os alunos que participaram e se consequentemente os deixaram mais seguros e preparados para enfrentar esses momentos difíceis. Tivemos a revisão e aprovação, dessa proposta de intervenção, feita por uma professora e alunos de psicologia da universidade Uniararas-FHO. Ao final da intervenção foi notado que determinadas palavras adicionadas ao jogo, destacaram sentimentos que geraram ansiedade nos alunos. Com as orientações dadas, 90% dos alunos se sentem mais preparados e seguros para lidar em seus momentos ansiosos. Em soma, 91% dos tais participantes acharam totalmente úteis e benéficas as técnicas apresentadas.

Palavras-chave: Ansiedade, Cobranças, Escolhas

Foto do projeto