Cobre o conteúdo enquanto carrega
As votações estão encerradas. Confira os projetos mais populares.
Projeto

HUM367 - Ansiedade e depressão no contexto escolar do 9o ano de 2021 do Colégio Positivo Água Verde - Curitiba

Ícone
HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Psicologia

Play
ícone Autoria Grazyella Luna Barlatti Fernandes
ícone Orientação Larissa Assis Barony Valadares Fonseca, Irineia Ines Scota
ícone Instituição Sociedade Educacional Positivo Ltda. - Escolas Positivo

Resumo

A adolescência é um período de intenso desenvolvimento físico, mental e social. Parte considerável desse processo ocorre sob a influência do ambiente escolar, que, além de proporcionar aprendizagem conceitual e socioemocional, pode ser fonte de fatores estressores, como a pressão por boas notas e o ingresso em uma boa universidade. Casos específicos de bullying, discriminação e exclusão por parte dos colegas, também são determinantes para a saúde mental dos jovens, e podem colaborar com o surgimento de transtornos de depressão e de ansiedade. A imposição do modelo de ensino remoto/híbrido, em decorrência da pandemia de Covid-19, agravou esse cenário ao demandar dos alunos um maior nível de auto responsabilidade para o aprendizado e reduzir o contato físico/social, fundamental para a saúde mental. É, portanto, fundamental que a escola proporcione aos jovens, informações acerca de transtornos mentais e autogestão emocional. Nesse contexto, a presente pesquisa retrata o impacto de uma intervenção, palestra sobre a temática de ansiedade e depressão, realizada pela psicóloga do Colégio Positivo Água Verde (Curitiba - PR) para alunos do 9º ano (9M01 - 2021). Foram aplicados dois questionários, um anterior e outro após a palestra, no intuito de verificar a percepção dos alunos sobre os transtornos de ansiedade e depressão; a influência do ambiente escolar na saúde mental; e o aprendizado proporcionado pela palestra. Os resultados evidenciaram que o convívio social no ambiente escolar é um aspecto muito valorizado pelos estudantes. Entretanto, alguns indicaram que a pressão por obter boas notas compromete a saúde mental. Foi consenso entre eles a necessidade de abordar o assunto com maior seriedade e frequência, na escola e em casa. Os alunos também indicaram o desejo de aprender mais sobre o assunto e gostariam de receber um material explicativo sobre a biologia dos transtornos de ansiedade e depressão, o qual será elaborado como continuação dessa pesquisa.

Palavras-chave: Saúde mental, Ansiedade e depressão, Ambiente escolar