Cobre o conteúdo enquanto carrega
As votações estão encerradas. Confira os projetos mais populares.
Projeto

HUM368 - Análise da modalidade de ensino híbrido visando a inserção no sistema educacional brasileiro

Ícone
HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

Play
ícone Autoria Thainá de Deus Lima
ícone Orientação Vilmar do Nascimento Rocha
ícone Instituição Escola SESI Anísio Teixeira

Resumo

O estudo trata da investigação das modalidades de ensino híbrido, compreendendo a necessidade do sistema educacional brasileiro de acompanhar as transformações tecnológicas cotidianas ao seu público. O objetivo principal é explorar as vertentes didáticas do ensino híbrido. Os objetivos específicos são: incentivar o protagonismo do aluno no processo de aprendizagem, de modo que o professor seja evidenciado como mediador; observar mecanismos para ambientar o corpo docente à referida modalidade; mensurar e mapear os resultados da ressonância da pesquisa, a partir da aplicação do objeto de estudo. Justifica-se que o constante desenvolvimento tecnológico impacta na maneira de aprendizagem sendo, atualmente, instauradas como ferramentas de ensino, dinamizando a obtenção de conhecimento a partir do estudante, tornando-o assim o protagonista da sua aprendizagem, colocando a escola em uma posição de mediadora de informação, e não como total detentora da mesma. O estudo está pautado nos escritos de João Mouran (1999), que trata da aplicabilidade do ensino híbrido, e a relação com os professores e Lílian Bacich (2015), que exemplifica as diferentes modalidades do mesmo. A metodologia é quali-quantitativa, e possui seu locus de pesquisa na escola SESI Anísio Teixeira, onde serão feitas simulações com intuito de obter ressonâncias de como seria a aplicabilidade das diversas modalidades de ensino híbrido, e seus resultados. Por fim, espera-se encontrar a melhor forma de introduzir o modelo de ensino híbrido de maneira ativa no sistema educacional brasileiro.

Palavras-chave: Ensino híbrido, Tecnologia, Protagonismo do aluno

Foto do projeto