Ciências Humanas
Educação
Resumo
A iniciativa da realização de um projeto de tecnologia assistiva através de um aplicativo deu-se por um olhar sensibilizado do tema de inclusão social. Esse fator, com objetivo de desenvolver soluções de convívio para ampliar as ações sociais, inserção no mercado de trabalho, interações comunicativas e oportunidades para os surdos seria a mobilização para atos de cidadania, já que esse grupo socialmente menor no país não é amplamente reconhecido pela sua forma de comunicação sinalizada. Assim, identificamos uma necessidade de efetivação comunicativa e aproximação ao bilinguismo entre ouvintes e surdos evitando alguns ruídos na comunicação, de forma a considerar um dos mais importantes parâmetros que compõem a língua de sinais, as expressões não-manuais. Entendemos que estas falhas podem ser diminuídas quando considerarmos que a conversação mediada por aplicativo assistivo inclua em sua interface o reconhecimento facial, envolvendo o sistema visual-motor da Libras, com real expressividade e entonação dessa linguagem. Dessa forma nosso objetivo está voltado para a importância dessa identificação da capacidade expressiva que corresponde às singularidades da condição sensorial e perceptiva aos contornos de uma língua que tem sua estrutura gramatical própria. Nosso projeto, desenvolvido por alunas do terceiro ano do ensino médio do Centro Educacional 403, anexo ao CAT Professora Maria Brás, Campinas – SP, foi dividido em etapas, sendo elas o estudo do estado da arte, o desenvolvimento do protótipo (aplicativo assistivo) a partir de estudos, aperfeiçoamento e técnicas de Machine Learning. A partir dessas compreensões tecnológicas e linguísticas, nos baseamos na junção de cada um para a idealização e desenvolvimento do aplicativo.
Palavras-chave: APLICATIVO, ASSISTIVO, LIBRAS