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Projeto

HUM371 - + Conet@do: (o uso da gamificação como estratégia de engajamento e motivação das turmas do 1° ano da Escola Elias Trajano nas aulas remotas de química)

Ícone
HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

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ícone Autoria Brenda Janice de Souza Almeida, Paula Taisa Silva Ferreira, Sesdra Loise Santos da Silva
ícone Orientação Glauber de Souza Ribeiro, Marilete Gama Almeida Lima
ícone Instituição E.E. Elias de Freitas Trajano

Resumo

Essa pesquisa teve o intuito de fornecer um ambiente alternativo de aprendizagem, engajamento e motivação as turmas do primeiro ano da Escola Estadual Elias Trajano nas aulas remotas de química no período de pandemia, através da participação dos colegas nas atividades interativas propostas nos grupos de whatsapp das turmas 111-A e 121-B, proporcionando motivação no processo de aquisição de conhecimentos, engajamento colaborativo, reforçando os conteúdos estudados na disciplina de química e estimulando a discussão e a participação ativa dos estudantes. A interatividade online através dos jogos interativos possibilitou aos colegas a disseminação das competências voltadas para a era da informação, através do trabalho coletivo e colaborativo, com um aprendizado dinâmico e interativo deixando o ensino mais atrativo através das atividades propostas no projeto, como também foi possível observar o engajamento a motivação e os avanços na participação no primeiro e segundo bimestre. O uso de novas metodologias como a gamificação possibilitou aos colegas uma forma dinâmica, prazerosa e natural de aprender os assuntos da disciplina de química, criando um ambiente de apoio às aulas remotas. Desta forma, procurei trabalhar com as turmas do primeiro ano o compartilhamento de jogos interativos, inserindo os conteúdos de química de forma criativa buscando a participação e a motivação nas aulas remotas.

Palavras-chave: Engajamento, Motivação, Aprendizagem

Foto do projeto