Cobre o conteúdo enquanto carrega
As votações estão encerradas. Confira os projetos mais populares.
Projeto

HUM374 - Schot, um telegram bot como ferramenta de incentivo à iniciação científica no ensino médio

Ícone
HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

ícone Autoria Emanuelle de Araújo Viana , Julio Cesar de Sousa Patricio, Laines Kalline Teixeira Rodrigues
ícone Orientação Erasmo Fernandes Nobre, Victor Martins Gomes
ícone Instituição E.E.E.P. Leonel de Moura Brizola

Resumo

A presente pesquisa ressalta a importância da iniciação científica no processo de aprendizagem do ensino médio. Percebe-se que a pesquisa científica não tem o devido valor na educação básica, existindo maior seriedade no nível de educação superior. Ainda são poucas as escolas que trabalham com a iniciação científica no ensino regular de forma aprofundada, geralmente realizam feiras científicas em que o foco é nas ideias e nos produtos criados, esquecendo o processo metodológico e o rigor científico da pesquisa. Tem-se como objetivo geral desenvolver um estudo acerca da importância da pesquisa científica enquanto motivadora de conhecimento no ensino médio, por meio dela pretende-se trabalhar, como procedimento metodológico, a pesquisa-ação, pois, possibilita a contribuição direta dos pesquisadores na formação da comunidade de pesquisa. O estudo foi realizado com uma turma do 1º ano da E.E.E.P. Leonel de Moura Brizola, Fortaleza - CE, onde se evidenciou, a partir de uma abordagem quantitativa, um baixo nível de conhecimento científico. Como plano de ação foi desenvolvido um telegram bot, denominado Schot, que tem como intuito despertar o interesse dos jovens na produção de pesquisas, bem como, divulgar os eventos científicos nacionais e internacionais. Com base nos resultados e nas opiniões dos alunos pesquisados, foi verificada a efetividade do Schot como uma ferramenta pedagógica de auxílio na formação científica dos estudantes.

Palavras-chave: Iniciação Científica, Ensino Médio, Telegram Bot