Cobre o conteúdo enquanto carrega
As votações estão encerradas. Confira os projetos mais populares.
Projeto

HUM377 - Paisagismo: uma proposta de redução da temperatura das salas de aula para melhoria no conforto e incremento na aprendizagem

Ícone
HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

Play
ícone Autoria Anna Carolina Fialho Silva, Louise Caroline da Silva Gomes , Daniel de Faveri Toledo
ícone Orientação Alan Paiva
ícone Instituição E.E. Mário Pereira Pinto

Resumo

O projeto consiste em utilizar o paisagismo para reduzir a temperatura e a emissão de gás carbônico nas salas de aula, deixando o ambiente mais confortável para os alunos e melhorando o processo de aprendizagem. Construímos um protótipo utilizando o bluetooth para coleta de dados via aplicativo de celular, no qual utiliza um Arduino, um sensor de umidade e temperatura e um sensor de gás carbônico, realizando medições de hora em hora, durante o período das aulas por cinco dias, seguindo o rodízio dos alunos (duas semanas). A sala com paisagismo apresenta maior teor de umidade do que a sala controle (t=-1,64; p<0,05), e não houve diferença significativa na temperatura (t=0,37; p>0,05). Quanto ao gás carbônico, a sala com o paisagismo apresenta uma concentração maior em relação à sala controle (t=-6,36; p<0,05). Quando analisamos estatisticamente o rendimento escolar das duas salas, percebemos que houve uma queda do 2º para o 3º bimestre na sala controle (t=1,249; p<0,05). Na sala com paisagismo, quando comparamos esses mesmos bimestres, percebemos que não houve essa variação (t=-2,25; p>0,05).

Palavras-chave: Paisagismo, melhora na aprendizagem, gás carbônico

Foto do projeto