Ciências Humanas
Educação
Resumo
O projeto consiste em utilizar o paisagismo para reduzir a temperatura e a emissão de gás carbônico nas salas de aula, deixando o ambiente mais confortável para os alunos e melhorando o processo de aprendizagem. Construímos um protótipo utilizando o bluetooth para coleta de dados via aplicativo de celular, no qual utiliza um Arduino, um sensor de umidade e temperatura e um sensor de gás carbônico, realizando medições de hora em hora, durante o período das aulas por cinco dias, seguindo o rodízio dos alunos (duas semanas). A sala com paisagismo apresenta maior teor de umidade do que a sala controle (t=-1,64; p<0,05), e não houve diferença significativa na temperatura (t=0,37; p>0,05). Quanto ao gás carbônico, a sala com o paisagismo apresenta uma concentração maior em relação à sala controle (t=-6,36; p<0,05). Quando analisamos estatisticamente o rendimento escolar das duas salas, percebemos que houve uma queda do 2º para o 3º bimestre na sala controle (t=1,249; p<0,05). Na sala com paisagismo, quando comparamos esses mesmos bimestres, percebemos que não houve essa variação (t=-2,25; p>0,05).
Palavras-chave: Paisagismo, melhora na aprendizagem, gás carbônico