Ciências Humanas
Educação
Resumo
O projeto “Fact-check tabelião: a escola a serviço da verdade” está sendo realizado, desde 2020, por estudantes do ensino médio da E.E.M.T.I. Tabelião José Pinto Quezado, na cidade de Aurora - CE. Em 2021, o projeto cresceu e ganhou uma equipe e uma dimensão maior, indo além das redes de interação escolar e criando conexões nas redes sociais com a comunidade. Temos por finalidade, agir diante da problemática da desinformação. A pesquisa teve como objetivo principal analisar conjuntamente as características das publicações falsas e discutir sobre possíveis motivações que levam as pessoas a acreditarem e compartilharem fake news. Nossa metodologia é qualitativa e pode ser considerada uma pesquisa-ação, pois ao mesmo tempo em que a pesquisa é realizada, há a participação ativa dos pesquisadores no estudo. Para alcançar os objetivos, foi ministrado um minicurso, de maneira remota, por conta da pandemia de Covid-19, através da plataforma Google Meet, associado à estruturação de um site, um canal no Youtube, e página no Instagram para a divulgação de informações, além da realização de lives e produção de material informativo para a alimentação das redes. O referencial teórico foi baseado na perspectiva de texto como um evento comunicativo, (BEAUGRANDE, 1997; MARCUSCHI, 2008); leitura e complexidade (MORIN, 2015) e na sociocognição (SALOMÃO, 1999). Com a pesquisa foi possível alertar os participantes e criar redes de interação e informação no combate a esse grave problema social.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Fake News, Redes de interação