Ciências Humanas
Educação
Resumo
Este trabalho tem o objetivo desenvolver e validar uma proposta didática de orientação, que recorre ao uso de atividades, a partir do aprendizado de conceitos básicos de programação, por meio de recursos baseados em tecnologia livre e materiais de baixo custo associados a estratégias pedagógicas alicerçadas na robótica educacional e desenvolvidas especificamente para esse público. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, caracterizado como um estudo de caso único e exploratório, aplicado em duas turmas de primeiro do Colégio Estadual Wilson Lins, no município de Valente. Para a coleta de dados com os sujeitos da pesquisa, foi aplicado um questionário estruturado com questões em escala Likert, para averiguar a compreensão e aprendizado dos conteúdos trabalhados na proposta. Foram produzidas e aplicadas quatro propostas didáticas e os resultados demonstram que essa proposta tem enorme potencial para ser estendido para outras disciplinas, e também ser trabalhada de forma interdisciplinar, favorecendo a integração de várias áreas de conhecimento e proporcionando múltiplas aprendizagens, além de desenvolver aspectos curriculares oportuniza que os alunos sejam inseridos em ambientes tecnológicos a serviço da inclusão digital e igualdade de oportunidades.
Palavras-chave: Proposta didática, Robótica Educacional, Tecnologia Livre