Ciências Humanas
Educação
Resumo
Em 2020 vivenciamos um ano muito complexo, pois inúmeras pessoas morreram por conta do vírus Covid-19 e outras tantas apresentaram problemas mentais e emocionais devido ao isolamento social. Por causa destes fatores, decidimos desenvolver um projeto sobre saúde mental inspirado na abordagem do design thinking. Depois de passarmos pelas fases de empatia e definição, nas quais tivemos a oportunidade de entrevistar especialistas em saúde mental, decidimos desenvolver um jogo que pudesse apoiar profissionais da área de saúde e familiares de portadores no entendimento e tratamento de transtornos mentais. Foi assim que idealizamos o RPG (formato 3D & T), Call 188 - The Mind Care Adventure, um jogo roteirizado e interativo no qual os jogadores utilizam bastante a imaginação e criatividade a partir da mediação de um "mestre". Nós optamos pela esquizofrenia para este primeiro protótipo do Call 188, pois com base nas pesquisas e entrevistas que realizamos, o estresse e o isolamento podem ser gatilhos para esta doença, afetando suas rotinas e relações. Em nossos estudos descobrimos que a esquizofrenia é uma comorbidade que aumenta o risco de morte por coronavírus maior do que os demais transtornos desenvolvidos antes de contrair o vírus. Acreditamos que o RPG pode ser um meio mais moderno e educativo de disseminação de informação, podendo ajudar estudantes da área de saúde, familiares e pessoas com esta condição a compreenderem de uma forma lúdica como a mente de um esquizofrênico funciona. Neste momento, o nosso protótipo encontra-se em fase de testes e esperamos poder disponibilizá-lo para estudantes e profissionais da saúde num futuro próximo.
Palavras-chave: Saúde Mental, Esquizofrenia, RPG