Ciências Humanas
Educação
Resumo
A educação ambiental é uma ferramenta importante para gerar mudança e conscientização na construção de uma população mais consciente e ativa, no que se refere a atitudes em prol do meio ambiente. Neste projeto, busca-se investigar a percepção dos estudantes da Escola SESI da cidade de Bayeux - PB, acerca de questões ambientais, ferramentas que veiculam tais informações e o uso de jogos virtuais como um instrumento para a conscientização. O estudo foi realizado com estudantes do ensino médio a partir da análise de um questionário e pesquisas bibliográficas de materiais que tratam sobre temáticas ambientais. O tipo de metodologia adotada para a pesquisa é de cunho quanti qualitativo e tem como objetivo central avaliar através de dados o conhecimento dos jovens a respeito do meio ambiente e propor a utilização de um jogo virtual, denominado L.I.C.A: Salvando a Terra, como uma alternativa mais dinâmica para promover maior engajamento entre os jovens e o meio ambiente. Além disso, a análise de dados forneceu fortes argumentos, comprovando a necessidade de se inserir meios que sejam informativos e atrativos para atender o público jovem.
Palavras-chave: Educação , Jogos virtuais, Educação ambiental