Cobre o conteúdo enquanto carrega
As votações estão encerradas. Confira os projetos mais populares.
Projeto

HUM389 - Sherlock Holmes e o método científico: contos e série de TV como mediadores em sala de aula

Ícone
HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

Play
ícone Autoria Isabela Dutra Ventorini
ícone Orientação Rossana Cassanta Rossi, Daiana Sonego Temp
ícone Instituição Colégio Militar de Santa Maria

Resumo

O presente artigo versa sobre a terceira etapa do projeto intitulado “Sherlock Holmes e o Método Científico”, desenvolvida durante o ano de 2021. A pesquisa, aplicada aos alunos do 8º ano do ensino fundamental do Colégio Militar de Santa Maria, apresenta como objetivos identificar características do perfil leitor do público-alvo e o interesse na personagem Sherlock Holmes, personagem do gênero literário romance policial e investigativo criado por Sir Arthur Conan Doyle; e também apresentar contos no formato impresso e episódios da série de TV “Sherlock” aliados a interpretação e a análise de etapas básicas do Método Científico. Destarte, busca-se estimular o aprendizado acerca do método científico por meio da comparação das etapas deste com os modos de investigação utilizados pela personagem Sherlock Holmes. Através da aplicação de atividades em sala de aula, observou-se que os alunos apresentaram motivação para responder os questionários e participar dos diálogos sobre o assunto, além de interesse em desvendar os crimes juntamente com Sherlock. Dessa forma, evidencia-se o caráter pedagógico dos contos de Sherlock Holmes como mediadores efetivos para o ensino do método científico aos alunos.

Palavras-chave: Sherlock Holmes, perfil de leitor, material didático