Ciências Humanas
Educação
Resumo
São muitos os fatores que podem levar uma criança a uma situação de trabalho infantil, sendo a sua relação com a escola um dos mais fundamentais. Esta pesquisa tem como objetivos: (i) levantar as causas e consequências do trabalho infantil; (ii) estabelecer correlação entre o trabalho infantil e a evasão escolar; (iii) gerar um índice que possibilite inferir a probabilidade de evasão escolar para monitoramento de potenciais casos de crianças vítimas de trabalho infantil; (iv) Elaborar um aplicativo para gerenciar dados de alunos para fornecer insumos para o cálculo do índice. Para tal, nos reunimos com profissionais das áreas da assistência social, direito do trabalho, conselho tutelar e analistas de recursos humanos para incrementar a pesquisa bibliográfica levantada por artigos escritos. Elaboramos um Índice de Evasão (IME) a partir de fatores que, segundo a literatura, contribuem para a evasão escolar. Um aplicativo de interface, denominado AlphaEDU, foi projetado e executado pela plataforma PowerApps, da Microsoft. A correlação entre o trabalho infantil e a evasão escolar ficou evidente através de dados de fontes como Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) (2017), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) (2014) e Organização Internacional do Trabalho (OIT) (2003). E, baseado nesta correlação, entendemos a evasão escolar como um aspecto estratégico para combater o trabalho infantil, por uma interação de retroalimentação. Por esse motivo, o nosso índice de evasão e o aplicativo de interface (AlphaEDU) têm potencial de detectar, analisar e encaminhar casos de evasão escolar e/ou trabalho infantil através da gestão escolar.
Palavras-chave: Tecnologias Sociais, Trabalho Infantil, Evasão Escolar