Cobre o conteúdo enquanto carrega
As votações estão encerradas. Confira os projetos mais populares.
Projeto

HUM392 - Clube do livro científico: um processo educativo e de diálogos entre o ensino de ciências e a literatura

Ícone
HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

Play
ícone Autoria Nalberth Tokuji Kagiya
ícone Orientação Rafaelle da Silva Souza
ícone Instituição IFBA - Campus Seabra

Resumo

A proposta do presente projeto partiu da inquietação da necessidade de estimular a cultura da leitura entre os jovens de nossa sociedade, considerando também o cenário da tecnologia como fomentadora das mudanças no modo de produção, de consumo e de percepção do mundo, que têm alterado a maneira como as pessoas se relacionam, interagem e aprendem. Criou-se, portanto, o Clube do Livro Científico - um espaço para incentivar a leitura e diálogos envolvendo as ciências e a divulgação científica. Dado esse contexto, da problemática da leitura no ensino de ciências, a proposta com este trabalho é de despertar o interesse pela leitura de obras literárias que dialogam com o conhecimento prevendo interação não-formais no espaço escolar compreendendo as possíveis abordagens educativas que emergem do encontro da literatura com o ensino de ciências. Para tanto, foram propostas atividades que envolvessem textos de ficção científica e fantasia realizadas em um clube de livro científico. A atividade foi realizada com estudantes do ensino médio de forma remota e contemplou intervenções não-formais no espaço escolar. Com base nos dados coletados em questionários aplicados e nas interações realizadas durante as reuniões síncronas virtuais, os participantes se mostraram interessados pela leitura e discussão da obra literária, elencando pontos importantes, curiosidades, partes do texto que chamaram sua atenção, etc. De maneira geral, os participantes também conseguiram identificar e dialogar com os conhecimentos científicos presentes nas obras literárias selecionadas, o que vai de encontro com os objetivos da proposta do clube. Percebe-se, portanto, a resposta positiva dos discentes participantes do projeto com o uso da literatura como abordagem educacional, de modo que evidencia, em certa perspectiva, o potencial do seu uso na transformação do processo de ensinar ciência no ambiente de educação formal.

Palavras-chave: Clube do Livro, Educação Científica, Incentivo à Leitura

Foto do projeto