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Projeto

HUM393 - A importância de estudar finanças pessoais

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HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

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ícone Autoria Gabriel Alves Olivo, Bruno Almeida Marques , Guilherme Alves Olivo
ícone Orientação Luara Spinola, Leonardo Henrique Rodrigues Salles de Moraes
ícone Instituição Rede de Ensino Novo Tempo

Resumo

De 2020 a 2021, quase 30% da população brasileira está inadimplente (UOL, 2021) e o endividamento familiar subiu para mais 67% (NEDER, 2021), batendo novamente o recorde. Há iniciativas do governo federal, via Ministério da Educação, desde 2008 (BRASIL, 2021), no sentido de implementar a temática da educação financeira no currículo escolar, realizando projetos pilotos em algumas localidades, eventos e cursos de formação de docentes. Entretanto, as ações são lentas frente a situação que vivemos. O presente estudo tem como objetivo expor o cenário atual econômico do Brasil, ressaltando a importância da educação financeira no currículo escolar, comparando alguns números e ações com os Estados Unidos. Para compreender o cenário atual, procurou-se analisar os documentos oficiais que trazem números e evidências, e foram realizadas duas pesquisas qualitativas com especialistas, um com olhar econômico, com experiências de um executivo no setor bancário e educacional, e outro pesquisador docente da disciplina de matemática financeira em uma escola particular. Constatou-se que a nossa situação é preocupante e que a educação financeira é um tema relativamente novo no contexto escolar do Brasil, mas que já tem se mostrado de extrema importância. Na tentativa de incentivar o ingresso dos estudantes ao tema, o estudo ainda propôs um glossário básico selecionando palavras necessárias em nossa rotina cotidiana.

Palavras-chave: Educação financeira, Economia brasileira, Finanças pessoais

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