Ciências Humanas
Educação
Resumo
O meio acadêmico foi uma das vertentes mais afetadas em decorrência das crises políticas e epidemiológicas geradas a partir da pandemia pelo vírus Sars-CoV-2 (Covid-19). Esse cenário evidenciou a falta de estrutura do país ao que se refere às metodologias virtuais de ensino, o que ocasionou uma ação catalisadora para o retrocesso educacional, e consequente atraso no aprendizado previsto para o ano escolar. Se manter compenetrado, não só em uma rotina de estudos, mas também no atendimento das demandas da grade curricular não é uma tarefa fácil, ainda mais em uma fase de ruptura com a acomodação familiar vivenciada com os processos metodológicos tradicionais. Assim, o presente projeto buscou compreender e idealizar uma medida que viesse a ser equitativa quanto ao incentivo em relação ao protagonismo estudantil durante o período de isolamento social, e deste modo com o auxílio de uma ferramenta educativa apresentar continuidade de uma rotina de estudos, visto a busca evolutiva do desempenho estudantil. Tendo como natureza de pesquisa uma análise qualitativa, o E.A.E – Estudante Apoia Estudante se apresenta como uma ferramenta educativa, configurada em uma rede social que dispõe de recursos que exemplificam na prática a notoriedade de uma rotina de estudos como mediadora para a melhoria do desempenho escolar e maior organização das demais atividades cotidianas. Em síntese, a presente proposta, descrita em conjunto com a concepção de interatividade, visa fomentar a potencialização do estudante como fonte ativa de seu próprio aprendizado. Ou seja, desenvolver no usuário o prazer em estudar o tornando protagonista deste processo.
Palavras-chave: Aprendizagem Colaborativa, Autonomia, Rotina Estudantil