Cobre o conteúdo enquanto carrega
As votações estão encerradas. Confira os projetos mais populares.
Projeto

HUM394 - Estudante Apoia Estudante: uso de uma rede social como ferramenta educativa no ensino remoto emergencial

Ícone
HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

Play
ícone Autoria Lays Verena Silva de Santana, Maria Antônia Queiroz Barbosa de Andrade
ícone Orientação Lorena Brito Góes Vieira, Carolina Costa Freitas Alcântara
ícone Instituição SESI Reitor Miguel Calmon

Resumo

O meio acadêmico foi uma das vertentes mais afetadas em decorrência das crises políticas e epidemiológicas geradas a partir da pandemia pelo vírus Sars-CoV-2 (Covid-19). Esse cenário evidenciou a falta de estrutura do país ao que se refere às metodologias virtuais de ensino, o que ocasionou uma ação catalisadora para o retrocesso educacional, e consequente atraso no aprendizado previsto para o ano escolar. Se manter compenetrado, não só em uma rotina de estudos, mas também no atendimento das demandas da grade curricular não é uma tarefa fácil, ainda mais em uma fase de ruptura com a acomodação familiar vivenciada com os processos metodológicos tradicionais. Assim, o presente projeto buscou compreender e idealizar uma medida que viesse a ser equitativa quanto ao incentivo em relação ao protagonismo estudantil durante o período de isolamento social, e deste modo com o auxílio de uma ferramenta educativa apresentar continuidade de uma rotina de estudos, visto a busca evolutiva do desempenho estudantil. Tendo como natureza de pesquisa uma análise qualitativa, o E.A.E – Estudante Apoia Estudante se apresenta como uma ferramenta educativa, configurada em uma rede social que dispõe de recursos que exemplificam na prática a notoriedade de uma rotina de estudos como mediadora para a melhoria do desempenho escolar e maior organização das demais atividades cotidianas. Em síntese, a presente proposta, descrita em conjunto com a concepção de interatividade, visa fomentar a potencialização do estudante como fonte ativa de seu próprio aprendizado. Ou seja, desenvolver no usuário o prazer em estudar o tornando protagonista deste processo.

Palavras-chave: Aprendizagem Colaborativa, Autonomia, Rotina Estudantil