Ciências Humanas
Educação
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de apresentar os resultados preliminares de um projeto de pesquisa que está em desenvolvimento na categoria de Bolsista de Iniciação Científica Júnior. Nossa proposta de estudo consiste em analisar o contexto sócio-histórico brasileiro no que tange à desigualdade de gênero na área da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, em inglês). Especificamente, este trabalho almeja apresentar um levantamento teórico sobre a atuação de mulheres no progresso técnico-científico e informacional na área da computação, bem como, entender quais as implicações raciais e os desafios que as mulheres negras enfrentam para formação acadêmica e atuação profissional. Para tanto, buscamos conhecer as iniciativas de grupos sociais que se engajam na causa da comunidade feminina afro-brasileira a proporcionar que outras mulheres negras tenham acesso à tecnologia. Como esta pesquisa caracteriza-se pela abordagem qualitativa, encontramos na fundamentação teórico-metodológica da pesquisa narrativa (CLANDININ, CONNELLY, 2011) o rigor necessário para o desenvolvimento deste trabalho, uma vez que nos propomos a narrar a experiência vivida pela pesquisadora bolsista, estudante do curso técnico em programação de jogos digitais no IFTM - Campus Uberlândia Centro, em sua etapa inicial de formação profissional como adolescente negra na área de STEM. Como principais resultados, estão as narrativas da bolsista, que descreve acontecimentos em sua vida que impactaram sua trajetória acadêmica, demonstrando como esses estão relacionados ao sexismo e racismo. Outrossim, os dados da pesquisa #QUEMCODABR, desenvolvida pela PretaLab (uma organização social do Olabi) e o Thoughtworks (uma consultoria global de software).
Palavras-chave: PESQUISA NARRATIVA, STEM, MULHER NEGRA