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Projeto

HUM398 - Tecnologias assistivas no ensino e aprendizagem de modelagem de classes: uma proposta de material didático concreto 3-D inclusivo para pessoas com deficiência visual

Ícone
HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

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ícone Autoria Sara Caroline da Silva, Célio Ferreira de Souza Filho
ícone Orientação Claudio Zarate Sanavria
ícone Instituição IFMS - Campus Nova Andradina

Resumo

O presente projeto consiste no desenvolvimento, aplicação e análise do potencial pedagógico de um material didático concreto 3-D para apoio ao ensino e aprendizagem de conceitos de modelagem de classes com UML, visando a inclusão de pessoas com deficiência visual, partindo da hipótese de que um material didático, pensado especificamente e considerando a inclusão, pode contribuir no aprendizado de modelagem de sistemas de informação. Em meio à complexidade da inclusão na educação básica surge um elemento que amplia a sua discussão: o ensino profissionalizante. Neste contexto, o ensino médio Integrado desponta como uma modalidade de ensino que permite uma formação profissional integrada. Nesse bojo estão as chamadas “disciplinas técnicas”, caracterizadas, principalmente, por uma organização curricular que traz elementos técnicos ao eixo da futura atuação profissional do egresso. Dentre os diversos eixos de formação, destaca-se a oferta de cursos técnicos integrados em Informática. Tais cursos preveem, obrigatoriamente, disciplinas de engenharia de software, cujos conhecimentos são primordiais para qualquer profissional da área. A engenharia de software é uma disciplina cujos conteúdos necessitam, em grande parte, do apoio de ferramentas gráficas para a construção de diagramas, dentre eles, o diagrama de classes. O problema é que, em grande parte, essas ferramentas são de difícil leitura por softwares de acessibilidade. Nesse contexto, para o desenvolvimento serão realizadas as seguintes etapas: levantamento bibliográfico acerca da temática; busca por trabalhos relacionados; elaboração e modelagem do protótipo; impressão e construção do protótipo; aplicação e validação; análise dos resultados. Pretende-se que o material desenvolvido seja validado por pessoas com deficiência visual, como forma de aferir o seu real alcance das possibilidades pedagógicas.

Palavras-chave: Inclusão, Material didático 3-D, Deficiência visual