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Projeto

HUM400 - Uma proposta de material didático concreto 3-D inclusivo para ensino e aprendizagem de modelagem de casos de uso e banco de dados

Ícone
HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

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ícone Autoria Maria Julia Menezes Lima, Giulia Carneiro Cristo, Helder Gabriel da Silva Pereira
ícone Orientação Claudio Zarate Sanavria
ícone Instituição IFMS - Campus Nova Andradina

Resumo

Este trabalho consiste no desenvolvimento de um material didático concreto 3-D para apoio ao ensino e aprendizagem de conceitos de modelagem de casos de uso com UML e modelagem relacional de dados, focando na inclusão de estudantes com deficiência visual. Parte-se da hipótese de que um material didático, pensado especificamente e considerando a inclusão, pode contribuir no aprendizado de modelagem de casos de uso e banco de dados. No contexto da educação profissional e tecnológica, um dos cursos mais ofertados nesse nível é o técnico integrado em informática que, dentre outras, tem engenharia de software e banco de dados como disciplinas técnicas no seu currículo. Estas trazem conteúdos relacionados, principalmente, à modelagem de sistemas de informação com enfoque prioritariamente visual, por meio de diagramas desenvolvidos em ferramentas próprias. Dentre estes diagramas estão o diagrama de casos de uso e o modelo relacional de dados, foco desta pesquisa. Trata-se de um conteúdo de difícil compreensão por parte do estudante, e tal complexidade ainda se mostra maior para o deficiente visual. Assim, a pesquisa segue as seguintes etapas: levantamento bibliográfico; levantamento de trabalhos relacionados; modelagem do protótipo; construção do protótipo; aplicação e validação; análise dos resultados. O material desenvolvido será validado por pessoas com deficiência visual, aferindo suas possibilidades pedagógicas. O material será elaborado e produzido sob a perspectiva da modelagem e impressão 3-D para a construção da representação concreta dos elementos e estereótipos, tendo o tato como principal sentido a ser demandado no seu uso, por meio de formas e texturas que diferenciam as peças e seus significados. Assim, pretende-se permitir que o estudante “sinta” os diagramas que construir, assimilando e abstraindo seus principais conceitos.

Palavras-chave: Inclusão, Material didático 3-D, Deficiência visual