Cobre o conteúdo enquanto carrega
As votações estão encerradas. Confira os projetos mais populares.
Projeto

HUM402 - O impacto da dependência digital na produtividade escolar dos adolescentes

Ícone
HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

Play
ícone Autoria Maria Eduarda Fernandes Dantas , Beatriz Saturnino da Silva
ícone Orientação Ana Cleyge Silva de Azevedo, Gledston Carneiro da Silva
ícone Instituição Centro Tecnológico do Estado da Bahia - Colégio CETEB

Resumo

A dependência digital abrange em sua origem, o uso exagerado dos aplicativos comunicativos relacionados a aparelhos tecnológicos, e consequentemente, esta utilização arbitrária pode trazer malefícios na produtividade escolar dos jovens, justamente por serem mais propícios a explorar novos recursos em busca de entretenimento. Quando aplicada de forma descontrolada e viciante, poderá refletir drasticamente na vida profissional, pessoal e social do indivíduo. As causas para interferência tão agravante no rendimento dos adolescentes, muitas vezes, são os problemas familiares e procrastinação atitudinal. Este assunto foi tema de pesquisa de estudantes da UNOESC (Universidade do Oeste de Santa Catarina) e IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) que fizeram o levantamento de dados relacionados às estimativas dos indivíduos que exibem uma submissão ao mundo virtual. Para melhor compreensão do tema relacionado, foi realizado um formulário digital com jovens de 10 a 17 anos de idade, bem como um experimento baseado no tempo gasto sob o uso do smartphone, na qual irá relatar o posicionamento entre duas estudantes, uma, que possui um planejamento escolar, e outra que não tem costume de fazer tal documento. Dos formulários, foram coletados resultados capazes de comprovar a dependência digital na produtividade colegial.

Palavras-chave: dependência digital, produtividade, tecnologia