Ciências Humanas
Educação
Resumo
Com o objetivo de melhorar a produção de textos dissertativo-argumentativos de seus usuários a partir do uso das ferramentas de correção e escrita de redações da plataforma que são fundamentadas nas competências do ENEM, o sistema on-line gratuito do projeto RevisãoOnline foi desenvolvido no IFRS - Campus Canoas. Na metodologia da plataforma, os seguintes passos são realizados: o usuário produz uma redação através de um tema escolhido por ele ou sugerido pelo software; ele recebe textos motivadores à escrita que são no modelo em uso no ENEM; escreve seu texto e envia a produção à revisão de dois usuários sorteados pelo software; o sistema encaminha, aleatória e anonimamente, duas redações de demais estudantes para o usuário corrigir, podendo esse buscar mais revisões; e o escritor pode avaliar as correções feitas em sua produção com estrelas até cinco e/ou comentário enviado a cada revisor. Um dos recursos é de trabalho em grupo, que tem como intuito controlar os alunos como uma turma escolar ou restringir a interação por pares da revisão. Ele permite a um professor ou um estudante líder personalizar o grupo conforme a sua preferência, possibilitando ao software adequar-se às demandas de seus usuários e, assim, contribuir mais para o aprendizado. Ao presente, a plataforma do projeto conta com 850 usuários, os quais já produziram 852 redações e realizaram 2297 revisões através do uso do software. Além desses dados satisfatórios, o sistema tem 21 grupos de estudantes, que apresentam, na totalidade, 442 membros. O RevisãoOnline possui uma dinâmica que, tanto na escrita quanto na revisão, auxilia os estudantes na melhora da escrita e no alcance de uma boa nota no ENEM e/ou demais vestibulares, visto que promove o conhecimento das competências necessárias para a produção de um ótimo texto e de incoerências a evitar na escrita. A plataforma está sendo constantemente aprimorada, a fim de proporcionar recursos cada vez melhores e eficientes na aprendizagem dos usuários.
Palavras-chave: Redação, ENEM, Revisão por pares