Ciências Humanas
Educação
Resumo
O cenário globalizado e interconectado da atualidade faz emergir demandas de promoção e ampliação da língua inglesa nas instituições de ensino em tempos de internacionalização. O conceito de internacionalização vem ganhando novos significados ao longo do tempo, especialmente no cenário atual de superação das barreiras físicas e da ressignificação do conceito de local-global. Nesse sentido, Maciel e Vergara (2019) sugerem que as instituições se engajem no processo de internacionalização como prática local. Nessa premissa, pensar o internacional dentro do local, segundo os autores, pode promover uma série de ações que permitam o fortalecimento da instituição como participante ativa no processo de internacionalização. Considerando a necessidade de fortalecimento e potencialização da internacionalização institucional, este projeto tem por objetivo buscar ampliar a atuação do clube de inglês como coadjuvante nesse processo. A partir dos dados obtidos, pretende-se disponibilizar à comunidade um guia digital como forma de oferecer caminhos de inclusão para as possibilidades de internacionalização disponíveis à nossa comunidade acadêmica. Sendo assim, a proposta metodológica deste projeto se concentra no levantamento bibliográfico e documental, culminando na análise qualitativa e quantitativa do cenário atual, bem como na aplicação de um questionário final. Para tal, foram destinados três planos de trabalho que inicialmente se concentraram no levantamento de informações institucionais que incluíam a análise do cenário linguístico e das possibilidade de desenvolvimento oferecidas pela instituição em relação à língua inglesa, além do histórico de mobilidade internacional no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Campo Grande. Como resultado desta primeira etapa, obtivemos dados iniciais que posteriormente contribuíram para a elaboração de um questionário.
Palavras-chave: Internacionalização, Inclusão, Língua Inglesa